JESUS TE AMA!

domingo, 27 de julho de 2008

A Busca Pela Vida

 

Pois assim diz o Senhor à casa de Israel: Buscai-me e vivei".

Livro do profeta  AMÓS, capitulo 5:4.

 

O ser humano desde sua trágica  queda e expulsão do Éden está à procura da árvore da vida. As buscas são frenéticas, porque a necessidade é a mais forte que se impõe sobre nós! Precisamos de vida! Carecemos de vida! Ansiamos por vida! Nos sensibilizamos diante da beleza de uma poesia; choramos quando ouvimos uma canção ou assistimos a um filme... Estes momentos, mesmo acontecendo em frações de segundos, são para nós como que a participação em um mistério ao qual não conseguimos denominar... é como se de alguma forma estivesse gravado dentro de nossas mentes uma pequena lembrança do paraíso. Por isso não nos acostumamos com a feiúra da vida, com as tragédias, com a mentira, com a maldade. Isto nos é estranho. E não é somente estranho aos bons, mas também aos maus; afinal, os brutos também choram...

O ser humano busca a vida... porque se há uma necessidade presente em nossos corações, esta necessidade é a de viver de verdade, e não apenas de um mero existir.

 

1. Esta sede de vida faz-nos criar religiões.

 

A ânsia por vida lança-nos atrás de inúmeras alternativas! As alternativas humanas, contudo, nada mais são que subterfúgios, haja vista que nos enganamos com os encontros resultantes destas buscas que só nos trazem frustração, ou quando muito, um bem-estar efêmero!

As religiões nada mais são que subterfúgios criados resultantes do fato de que o ser humano  não quer abrir mãos de ser senhor  de sua vida, criando para si deuses segundo sua própria necessidade e submissos ao seu próprio capricho! João Calvino, o Reformador de Genebra,  escreveu que "A mente de um homem é como um depósito de idolatria e superstição; de modo que, se o homem confiar em sua própria mente, é certo que ele abandonará a Deus e inventará um ídolo, segundo sua própria razão".

 

2. A busca pela vida só encontra êxito quando procuramos o Deus da Vida, que se revelou em Cristo Jesus!

Note no texto de Amós 5.4:  "Buscai-Me"...

A quem devemos buscar? Ao Senhor Altíssimo! Isto parece tão óbvio, não? Mas quão distantes estamos de tal verdade! Precisamos ser lembrados de que não devemos buscar a Deus segundo nossos conceitos, mas como Ele se revela. Se Deus é Deus, devemos em primeiro lugar reconhecer e confessar que é Ele mesmo quem diz o que devemos fazer para encontrá-Lo. "Religião é a busca do homem a Deus. Por isso há muitas religiões. Mas o Evangelho é Deus buscando o homem, por isso só há um Evangelho" (Stanley Jones)

Se queremos buscar a Deus, precisamos em primeiro lugar reconhecer que não iremos encontrá-Lo senão no encontro real com Jesus Cristo!  João 1.14 " O Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a Sua glória, glória como do Unigênito do Pai". Esta busca por Deus, ao contrário das inúmeras alternativas falsas e frustrantes às quais nos submetemos para aplacar este desejo latente por vida, não é em vão! O Deus da vida promete: Buscai-Me e vivei". Jesus disse: "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (João 10.10).  Vida em abundância! Vida verdadeira! Vida plena!

 

Ansiamos por vida! Carecemos de vida! Necessitamos de vida! Desejamos um sentido para a vida! A resposta é uma só! A solução continua sendo a mesma, porque a necessidade de gerações após gerações também é a mesma! Não há outro caminho que encontre êxito, porque somente um caminho leva-nos à resposta definitiva! "Bucai-Me", diz o Senhor, "e VIVEI!"

 

Texto adaptado

1 comentários:

Unknown disse...

Sempre será em Cristo Jesus que encontraremos as respostas. Se estamos perdidos, e muitas vezes estamos, temos de buscar as repsotas nele. Cabe aqueles que já o tem dentro de si mesmos auxiliar aos irmãos que necessitam encontrar seu caminho em Deus.